OBRIGADA PELA VISITA! SEJAM SEMPRE MUITO BEM VINDOS! SIGAM O BLOG!!!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dicionário da Moda - Revista Manequim!

Quem assite a uma reportagem de moda, as vezes se depara com termos pouco utilizados no dia-a-dia, alguns são mais comuns ou de fácil associação, porém outros, mesmo com explicações mil não são assimilados e nem tão pouco visualizados, há tempos (na verdade desde que eu criei esse blog! Quando ainda estava fazendo o curso de costura...) tenho vontade de ilustrar esses termos, que hora ou outra a gente acaba ouvindo... achei esse dicionário da Revista Manequim e achei ele bem bacana, vou procurar as imagens para ilustrar cada um deles... a cada semana uma letra do nosso alfabeto... espero que gostem... beijo beijo beijo...

A

Aba: Parte anexa pendente de certas peças do vestuário. É também o nome que se dá ao rebordo do chapéu.



Abadá: Camisolão largo, comprido e de mangas curtas originário do norte da África. No Brasil é usado pelos integrantes de blocos carnavalescos como fantasia.


Abotoaduras: Peças removíveis, próprias para fechar punhos. Possuem uma haste de metal com trava e uma extremidade de formas variadas com enfeites que podem ser pedras preciosas, brasões, desenhos abstratos ou esmaltação.

Abrigo: Conjunto de calça e blusão, quase sempre confeccionado de moletom ou náilon, que é usado geralmente para atividades esportivas.


Acessórios: Grande número de itens que compõem os trajes femininos e masculinos. Entre eles bijuterias, bolsas, cintos, relógios, lenços, etc. A partir dos anos 1980, ganharam destaque principalmente no guarda-roupa das mulheres.


Acetato: É uma fibra artificial feita de celulose, obtida por processo semelhante ao da viscose, utilizada como substituta da seda natural. Não reage bem aos processos normais de tingimento. Quando usada em armações de óculos, é dura e resistente. Por causa disso, acomoda bem lentes grossas, esportivas e de grau.

Acolchoado: Tecido de algodão em formato quadrado que deixa partes em relevo. Veja também matelassê.


Acrílico (Poliacrílico): Fibra sintética que melhor substitui a lã. Activewear Essa expressão inglesa foi criada para se referir às roupas do tipo esportivas. Mas atualmente o termo sportswear é mais usado para identificar esses produtos para esportes.


Adamascado: Esse tecido possui desenhos brilhantes e opacos em sua constituição e aparece sempre em coleções com inspiração no Oriente. Pode ser de seda, raiom, linho ou algodão. É muito usado nas roupas femininas.



Afro: O estilo de moda traz trajes, tecidos e até os tipos de cabelo inspirados na África. A influência africana teve uma explosão fashion em meados do século 20, quando o estilo black power tomou conta dos movimentos de valorização dos descendentes africanos. Depois vieram os rastafári e constantemente os estilistas vão buscar novas ideias para suas coleções nesse gênero.


Agasalho: Conjunto de calça e blusa de mangas compridas usado para a prática esportiva. Pode ser confeccionado com moletom, helanca ou náilon. Também é conhecido por abrigo, training, jogging e moletom.


Albene: Tecido produzido com fio de acetato opaco.

Alfaitaria: Oficina onde são produzidas peças com cortes masculinos, como paletós, calças, camisas e coletes sob medida.



Alfinete: Pequena haste fina de metal com ponta que serve para prender objetos. O alfinete tem vários tamanhos e formatos. Eles podem ser finos e médios com cabeças pequenas e chatas, para marcar peças de roupa para a costura, curtos com cabeças de plástico colorido, para colocar em quadros de cortiça ou mapas de localização. Também há aqueles que seguram as fraldas de criança, com duas hastes e uma cabeça com encaixes, que liga os dois lados. Nos anos 1940, os homens começaram a enfeitar suas gravatas com alfinetes de ponta de pérola ou pedra preciosa e as mulheres colocavam em seus chapéus para torná-los ainda mais femininos. O alfinete pode ser acoplado a botons e também vira broche. Já os punks, na década de 1980, lançaram moda ao usar esses apetrechos adornando seu próprio corpo, como no nariz, na barriga, nas sobrancelhas e muitos outros inimagináveis.


Algodão: É uma fibra natural que serve de matéria-prima para a produção de vários outros tecidos. Também conhecido como cotton (terminologia em inglês).


Algodão egípcio: Mais durável e macio do que o algodão convencional.


Algodão penteado: O fio desse tecido se torna mais macio e resistente a partir do processo em que as fibras mais curtas são eliminadas.


Algodão pima: Tão apreciado quanto o algodão egípcio, esse tecido com fibras longas é encontrado apenas no Peru.


Algodão upland: De fibras curtas, o upland é o mais plantado no mundo e funciona de base para comparação de qualidade com os outros tipos de algodão.


Algodãozinho: Tecido cru feito com fibras de algodão.


Aliança: Esse é o símbolo da união e promessa de fidelidade que é trocada entre casais desde os tempos do Império Romano. O círculo sem começo nem fim representa uma ligação eterna. Hoje em dia, vários tipos de materiais entram na confecção das alianças, como ouro branco, platina, mas no início apenas o ouro amarelo era o metal usado nesse tipo de anel.

Almofadinha: Termo que designava um tipo de homem que nos anos 1920 vestia-se com muito cuidado e elegância, incluindo terno de corte tradicional, colete, chapéu tipo palheta, cabelo curto e sem muito volume.
Alpaca: Tecido genérico (Algodão/viscose) que serve como forro em peças de roupa.
Anágua: Peça de baixo feita de tecido leve e usada como se fosse uma segunda pele. Pode ser feita de linho, algodão ou musselina. A princípio, ia até a altura dos quadris e os homens a colocavam por baixo da camisa. Só na Idade Média virou uma roupa feminina, parecendo um colete. Mas, depois de ser substituída pela camisa íntima, foi alongada e se transformou em saia de baixo. Por volta do ano de 1860, entrou na moda na cor vermelha em apoio à revolução dos camisas vermelhas, de Garibaldi. Já no século 20, ficavam escondidas, apenas para disfarçar transparências. Yves Saint Laurent, em 1970, tentou renascer a peça, colocando-a aparente por baixo de saias jeans, ao estilo camponesa.
Anarruga: É um tecido de efeito encrespado, obtido através de processo químico.
Ankle boots: Modelo de botas que tomou conta do inverno 2007. Pode ser de cano curto (vai até abaixo da linha média da canela) ou sem cano (alcança o tornozelo). Os materiais variam entre camurça, couro e verniz.

Anquinha: Acessório que ficava na parte de trás das saias e vestidos das mulheres para dar volume às ancas e definir o corpo feminino. Muito usado entre 1870 a 1880, a peça se constituía de uma tela com arames, inteiriça ou em gomos, que era presa à cintura por meio de um cinto com fivela pequena. Também havia anáguas que tinham a anquinha como um enchimento costurado diretamente no tecido. Com a evolução da moda, transformou-se em uma almofadinha recheada com materiais como cortiça ou penas. Na belle époque, esse tipo de prótese posterior foi eliminado das roupas, que ganharam cortes retos.
Argyle: Estampa típica de roupas escocesas, é composta por listras e losangos coloridos. Esse padrão aparece em tricôs - feitos à mão ou à máquina - e em tecidos como lã e algodão. O desenho também pode ser obtido por meio de estamparia.
Arrastão: Tipo de meia-calça feita com malha, com ligamentos bem abertos, como se fosse uma rede de pescador.
Artsy: Estampa inspirada nas obras de arte. Os desenhos abstratos dos pintores Jackson Pollock e Mondrian estão em alta neste verão e aparecem em vestidos, blusas e calças.
 

Assimetria: Dá-se esse nome a formas diferentes e desproporcionais que parecem não combinar, mas na moda muitas vezes causam um bom efeito visual. Decotes um ombro só e saia com pontas irregulares são bons exemplos.



Aviamento: Nome que se dá aos elementos que são pregados à roupa, como miçangas, fivelas, entretelas, fitas, botões, linhas, cós, galões e zíperes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...