OBRIGADA PELA VISITA! SEJAM SEMPRE MUITO BEM VINDOS! SIGAM O BLOG!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Respondendo a um comentário...

Como normalmente eu não consigo ser muito breve nas explicações, resolvi criar um post para poder ser mais clara e poder colocar algumas fotenhas... Vamos lá, andei pesquisando um pouco e espero conseguir explicar um pouco a respeito da Ferradura e tudo que a envolve... 
Segundo a maioria das fontes pesquisadas, todas na internet eu confesso, a primeira vez em que o objeto - criado com a função de proteger os cascos dos pobres eqüinos - foi utilizada como amuleto foi na Grécia, por volta do século IV, os gregos creditavam o poder de proteção e bom agouro duas características do objeto: 1- o material com que foi produzido: FERRO, eles sempre defenderam o elemento químico como suuuper poderoso para proteger de todo o mal! 2- O formato do objeto: lua crescente, sim queridas e queridos amigos, aquela fase da lua... que representa fertilidade e prosperidade. Peço perdão mas não entrarei em detalhes a respeito das fases da lua, só gostaria de acrescentar que muitas pessoas, inclusive os nossos ancestrais sempre acreditaram que tudo que era feito nessa fase da lua era melhor, minha avó por exemplo sempre me diz que é bom cortar o cabelo nessa fase, enquanto é ruim depilar, uma vez que cresce mais rápido... sim, assim como na agricultura, outrora, sem tantos artifícios para auxiliar no desenvolvimento das culturas... voltando à FERRADURA... é essa a história na Grécia.
Depois são relatadas aparições do objeto como amuleto nas mãos dos romanos, mais precisamente com os cristãos... siiim, CRISTÃOS!!! Maaas foram os ingleses que instituiram a lenda mor... talvez por isso a associação com símbolos da Nova Era... reza a lenda que um senhor (nem sei se ele já era senhor, estou me referindo assim por questão de respeito mesmo!) conhecido como Dunstan (abade da Abadia de Glastonbury , um bispo de Worcester , um bispo de Londres , e um arcebispo de Canterbury - beeem qualificado não!!!) que além de tudo que fora supracitado era também ferreiro... sem contar que mais tarde fora canonizado e hoje é conhecido como São Dunstan de Canterbury... mas voltando à ferradura... a lenda diz que esse exímio homem ferrou colocou a ferradura nos pés do próprio diabo a fim de fazê-lo prometer que nunca mais se aproximaria do objeto, feita a promessa pelo "tinhoso", Dunstan retirou o objeto dos pés dele... daí mais uma vez, vem a história de que o objeto é um amuleto de sorte e prosperidade. Houveram referencias também aos judeus, algumas fontes  afirmam que foram eles quem trouxeram, inclusive, ao Brasil essa crença. Também afirmam que o objeto deve ser pendurado no alto da porta (não indicam se somente na porta de entrada da casa ou não!) e com as pontas viradas para cima, para a sorte não escapar... confesso que nunca havia ouvido esse detalhe!  
Quanto à ligação com a Nova Era... vou fazer uma breve explicação a respeito da teoria da Nova Era, segundo o site vivos.com.br: 


"O Movimento Nova Era tem muitas sub-divisões, mas é geralmente uma coleção de sistemas de ensino metafísicos de influência oriental, um conglomerado de teologias, esperanças e expectativas mantidas juntas com um ensino eclético de salvação, "pensamento correto" e "conhecimento correto". É uma teologia de "bem-estar", "tolerância universal" e "relativismo moral".
Na Nova Era o homem é o centro. Ele é visto como divino, como co-criador, como a esperança de um futuro de paz e harmonia. Uma citação de um representante poderia ser: "Eu sou afetado apenas pelos meus pensamentos. É tudo o que é necessário para a salvação vir ao mundo. Por este simples pensamento qualquer um pode livrar-se de todos os medos.” Acourse in Miracles, The Foundation for Inner Peace, Huntington Station, N.Y. Lesson 228, p. 461.)
Infelizmente, para o MNE o medo do qual eles querem se livrar pode bem ser o da condenação, da convicção do pecado e, por fim, algumas vezes, do cristianismo e dos cristãos. Como o MNE é tolerante como muitas posições teológicas, ele se opõe às "mentes estreitas" do cristianismo que ensinam que Jesus é o único caminho para Deus e que existe uma moral absoluta."


Nesse mesmo site encontrei uma seção contendo os principais símbolos do movimento e não há informações a respeito da ferradura, mas para isso eu mesma posso dar uma explicação, assim como todos os outros desenhos, símbolos e teorias, todos e todas elas foram criadas por instituições religiosas com duas finalidades, praticamente são a mesma coisa: por algumas instituições religiosas com a finalidade de impedirem o êxodo de fiéis, e por outras para criarem um mito de que o coisa ruim, conhecido com vários nomes, mais popularmente chamado de diabo, estivesse tentando (no sentido de tentação mesmo, não de tentativa!) nós seres humanos a todo tempo, com o tempo vários símbolos, atitudes, objetos e até mesmo pobres animais foram classificados como coisas do mal, e muitas vez nós acreditamos e desenvolvemos a aversão, o medo de estarmos pecando por conta de falarmos, ou nos relacionarmos com qualquer uma dessas coisas... quero deixar bem claro que tenho minha religião, que não vem ao caso no momento e estou falando com base em fatos reais, e devidamente pesquisados, e não baseados em minha crença religiosa, sou muito fiel a Deus e defendo perante a todos que conheço que a nossa fé é que determina tudo em nossa vida, e que o mal, o mal nunca é forte o suficiente para atingir aquele que acredita em Deus, aquele que tem fé, seja no que for, em quem for, portanto, eu tenho que ser tendenciosa nesse momento para poder finalizar o post e claro, dizer a todos que nós (todos nós, inclusive eu) temos que aprender a ser mais tolerantes com as diferenças, pois um objeto ou uma imagem pode ser ofensiva a nossa cultura porém representar a fé e crença maior em outra e nem por isso podemos classificá-los como adoradores do coisa ruim por exemplo! E acrescentar que há outros objetos que sempre foram alvo de jóias, bijuterias e outros objetos com relação a mitos e crendices, como o trevo de quatro folhas, a figa, o pé de coelho, etc, etc.
http://en.wikipedia.org
http://www.oarquivo.com.br
http://www.joia-e-arte.com.br
http://www.vivos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...