OBRIGADA PELA VISITA! SEJAM SEMPRE MUITO BEM VINDOS! SIGAM O BLOG!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Plus... Mais historinhas do início dos adornos... PARTE 2

Muitos são os produtos usados na confecção, mas o ouro, diamante, prata, pérola e as pedras preciosas foram sempre os mais utilizados, quer seja pela beleza, pela sua durabilidade, pela sua raridade e valor. Devido o alto custo destes produtos e o crescente desenvolvimento tecnológico, foi possível substituí-los por produtos que os imitam e se tornaram acessíveis às pessoas de menos posses, são as semi-jóias, as bijouterias. Hoje, as técnicas para confecção de jóias em diferentes estilos e modelos estão aprimoradas e encontram-se as peças mais belas e sedutoras.



O ouro exerce atração sobre o homem desde a época da descoberta dos metais. Os egípcios usaram-no, tanto na fabricação de objetos rituais como na douração de sarcófagos e no adorno do mobiliário dos faraós. Na Antiguidade e na Idade Média, as minas de ouro e prata eram escassas e muitos escultores e pintores famosos, principalmente na Renascença, iniciaram seu aprendizado artístico nas oficinas de ourives. O ouro não perde a cor ou enferruja e embora seja bastante forte é também o mais maleável dos metais.


Além do ouro e da prata muito usados na sua confecção há também o diamante e as pedras preciosas, chamadas gemas. As gemas, utilizadas como objetos de decoração, adornos pessoais e até mesmo como amuletos da sorte ou de magia, fascinam o homem desde seus primórdios, com seu brilho, sua cor, sua raridade e até mesmo aqueles mistérios que as envolvem quanto aos seus poderes esotéricos. As mais famosas são a Água-Marinha, Ametista, Rubelita, Topázio, Turmalina, Citrino, Iolita, Peridoto, Berilo, Crisoprásio, Cristal, Esmeralda, Granada, Ônix, Quartzo Rosam, Rodolita, Safira, Rubi, Tanzanita, Alexandrita. A safira apareceu pela 1ª vez na Arábia. Seu nome deriva do Hebraico Sappilir, que significa “a coisa mais bela”.O Brasil é considerado uma das maiores províncias geomológicas do mundo. No solo brasileiro estão presentes todos os tipos existentes na crosta terrestre. Água-marinha, Esmeralda, Topázio, Turmalina e Diamante são as pedras preciosas mais encontradas.


O Diamante (do grego adamas) que significa invencível e sugere a força e a eternidade do amor. Os antigos chamavam-no de pedra do sol devido ao seu brilho fascinante. São extraídos em várias partes do mundo, mas 80% das pedras no mercado hoje vêm da Angola, Austrália, Botswana, Namíbia, África do Sul, Rússia e Congo. O Brasil produz menos de 1% da produção mundial. Com todas essa fontes dá a impressão de se ter grande disponibilidade, mas não é o caso. São necessárias mais de 250 toneladas de cascalho para se extrair um quilate do mesmo. Além do mais somente por volta de 20% de todos o extraídos são gemológicos, o restante vai para a indústria. Todas as minas, com exceção de algumas na Namíbia, produzem mais industriais do que gemológicos (aqueles usados em jóias). São vários os usos para os fins industriais: perfuração de poços de petróleo; nas brocas usadas por dentistas para furar dentes; ferramentas de corte, como o vidro; bisturis usados na medicina, principalmente na indústria oftalmológica, que exige muita precisão no corte e muitas mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...