OBRIGADA PELA VISITA! SEJAM SEMPRE MUITO BEM VINDOS! SIGAM O BLOG!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Plus... Mais historinhas do início dos adornos... PARTE 1

Desde a pré-história, o homem usa objetos como acessórios. Primeiramente, eram feitos de seixos e ossos e se revestiam de um significado rústico-religioso. Muitas vezes, serviam como talismã e eram usados por homens e mulheres.


Alguns tipos de mensagens são transmitidas e podem variar entre sua própria constituição; funções práticas; modos de uso; valores estéticos; significados enquanto signos de uma gramática visual culturalmente estabelecida; significados ideológicos.


Aos poucos, deixaram de ter um significado apenas simbólico e passaram a ser considerados enfeites. Assim chegou-se às chamadas jóias, que foram se aperfeiçoando até chagarem aos dias de hoje.


Para alguns povos, em várias fases de nossa história, a importância disso era possuir algo incomum, um valor que significasse uma grande dificuldade de obtenção, uma pena de um pássaro raro ou até a orelha de um inimigo. Poderia tanto ver no adereço do Rei seu poder, em muito ouro ou pérolas, significar a conquista de outras terras, assim como o adereço do guerreiro significando sua história de coragem. A joalheria sempre acompalhou a nobreza, foi inacessível à plebe por milênios. Os egípicios, os romanos, a nobreza européia e até nos nosssos dias.


Desde antes de Cristo já existem registros históricos do seu uso e até mesmo os Reis Magos o presentearam, quando o visitaram na ocasião de seu nascimento. São muitos os registros e referências bíblicas sobre o seu uso.


Ela carrega, também, concepções e valores resultantes da leitura do designer sobre a cultura e a sociedade a que pertence. Alguns tipos de mensagens transmitidas por esses acessórios, podem variar entre sua própria constituição; funções práticas; modos de uso; valores estéticos; significados enquanto signos de uma gramática visual culturalmente estabelecida; significados ideológicos. Carregados de potencial e efeitos semióticos, elas têm uma significação que vai além de seu caráter utilitário e de seu valor comercial. Esta significação consiste largamente em sua habilidade em carregar e em comunicar significado cultural. Este significado é incorporado com a ajuda de designers e assim vão surgindo as novas tendências de modas e desta forma taduzindo o estágio cultural da sociedade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...