OBRIGADA PELA VISITA! SEJAM SEMPRE MUITO BEM VINDOS! SIGAM O BLOG!!!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia Nacional do Livro

Ontem andando pela Fnac no Ribeirão Shopping meu irmão me chamou para ver um Kindle - pequeno aparelho criado pela Amazon para ler e-books (livros digitais) e ou outros tipos de mídias digitais - e eu comecei a refletir e discutir com ele a respeito dessa tecnologia... eu não acho legal, acho que livro é aquele que a gente pega, sente, carrega, curte a capa, escreve na primeira página, enfim, como quando eu era criança, ou melhor até hoje, todos os livros que eu compro ou ganho faço questão de assinar a primeira folha com o dia e local que eu comprei... e me lembro muito bem quando criança a euforia que ficava quando ganhava algum livrinho, tipo: "A Boca do Sapo" de Eliardo França e Mary França, da Ed. Ática... meu coração palpitava e não via a hora de acabar aquele para minha mãe poder me dar mais um, e mais um e mais um... lembro-me inclusive da fofa da bibliotecária da escola em que estudava, EEPG Tiradentes, D. Elizabeth... e isso me traz ótimas recordações... hoje, bem hoje as bibliotecas das escolas estão cheias de computadores, e se não os tiverem não serão freqüentadas pelos alunos, porque as crianças de hoje são todas da era digital, não vêem prazer (estou generalizando, sei que há exceções...) em pegar um livro em suas mãos e folheá-los, não como no Kindle, mas folha a folha, sentindo nos dedos o decorrer das histórias em cada página de papel lida e relida... e eu defendo que isso não acabe, que não seja o google a biblioteca dessas novas gerações, que não seja um mísero aparelho que substitua folhas e mais folhas, apesar de mais cômodo para todos, essas crianças não terão o prazer de lembrar como nós de livros que vimos há muitos anos e que ainda nos vem a memória quando voltamos no tempo... e vocês vão aderir a essa campanha ou não??? No Rio de Janeiro, Thalita Rebouças criou a campanha "Ler é Bacana" em 2004 e vem mostrando a adolescente de todo o país o quanto ler pode ser prazeroso... adoro e apoio a iniciativa... cliquem no link e confiram a história dessa brasileira que luta para manter os livros aqui para todas as gerações... gente, vou confessar, eu amo livros! Estou tentando ler todos os clássicos que tem aqui em casa, e eu vou conseguir... beijo beijo beijo e um ótimo final de semana a todos... o meu vai ser de calmaria total!




alt

P.S.: Gente não sou contra a tecnologia, longe de mim, uma vez que sou super viciada e dependente dela, porém, acho muito importante valorizarmos o que tivemos até agora a nosso dispor... há jornais seculares que estão deixando de imprimir seus diários para apenas transmitir via internet as notícias... aí eu não acho legal! Acho que devemos usar e abusar da tecnologia nosso favor, porém, se der uma pane geral o que faremos??? Eu pretendo incentivar meus filhos a usar e abusar dos bons e velhos livros de papel... hehehe...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...